quarta-feira, 22 de maio de 2013

IÚNA! O PÁSSARO ÉPICO E MUITO CONHECIDO DA CAPOEIRA

IÚNA


Em torno a grande visão cósmica aos elementos originários da capoeira, encontra-se musicas, alcunhas, toques e golpes ligados a aves em geral. Assim o canário, o beija-flor, o galo, o sabiá, o anum, o bem-te-vi, a cegonha, o curió, o urubu, a galinha, o pinto, o pombo, o papagaio, o tico-tico, o gavião, o carcará entre outros. Porém a ave simbólica da capoeira é a Iúna.

 

Terminologia:
Segundo Bonates (1999) O termo Anhuma ( do tupi NHÃUMA = Ave preta) é a denominação popular e genérica das TR^s espécie de aves componetes da família Anhimiade, embora o tremoseja mais empregado para nominar a Anhima cortuna (Linné). As outras duas espécie, a Chauna torquata (Oken), e a Chauna chavaria (Linné) são chamadas respectivamente de Anhuma-Poca (Tchã) e Anhaupoca (Chajá).
O termo IUNA (do tupi I = água, Uma = negro) é também como uma corruptela de Anhuma, é utilizado frequentemente dentro do samba de viola e da capoeira.
  • Iúna Mandingueira:
A mitologia existente em torno das Anhumas (Iúna), consiste em aves extremamente místicas, dotadas de todos os mistérios, ave de difícil captura e protetora do seu ambiente, ao avisar aos animais com seu gritos do perigo de possíveis caçadores.
Segundo Bonates (1999), diversas afirmações registram o poder sobrenatural desta ave onde “… do corno da cabeça do pássaro Anhuma se fazia grande medicina para os que se lhe tolhem a fala…” ou ainda “…os nativos dão grande importância ao poder medicinal de certos ossos, bicos, garras e esporões de certas aves”.
  • O toque Iuna
Na viola
iúna na viola é o som representativo das vozes do macho e da fêmea. De Anisio melhor (violas) e Ralph Waddey (samba de viola e viola de samba do Recôncavo Baiano).
“… Diz-se que a Iuna imita o pássaro que dá o nome ao toque. Imita o passo arisco da ave, interpreta sua carreira de saltos miúdo na areia da lagoa e a expressão dos cantos juntos sem se confundirem…”
O violeiro Marcelino Vaz da Silva diz: “… então o violeiro do sertão que não sabe tocar iuna ele não sabe tocar viola….”
Na capoeira.

Iuna (cantiga de capoeira)
Iuna é mandingueira
Quando ta no bebedouro
Na vida, foi ligeira
Capoeira que matou.
Iuna é mandingueira
 O reconhecimento o poder místico da ave
Quando ta no bebedouro
Confirmação do habitat natural da ave, sobre lagos onde a mesma possui o domínio, pois ir ao bebedouro faz parta da sua rotina
 Foi sabida foi ligeira
Reconhecimento da sua habilidade e fugir rápido e do seu oficio de vigia da mata
Capoeira que matou
Reconhecimento de que apesar de toda habilidade da iuna ela não conseguiu se valer da mandinga da capoeira.
Neste contexto o capoeirista se encaixa em diversos momentos nos tributos e habilidades oriundos da iuna, A mandinga fundamento e elemento da capoeira onde o místico se relaciona a realidade ocasionando a transformação do capoeira em uma grande arma de enganação. Segundo conceição (2009) o termo mandinga esta relacionado a uma etnia africana situada nos povos Mali depois nos Songhai, em que esse povos eram muito astuciosos e inteligentes e utilizava dessas qualidades para se sobressair nos momentos de dificuldades. Ambientalização, o capoeira sempre seta disposta a proteger o seu ambiente e dar suporte para que o mesmo possa sempre vivo buscando o entendimento e o funcionamento do mesmo. Habilidades Físicas e de raciocínio, apesar de toda influencia ancestral obtida no jogo da capoeira, o capoeirista tem limites e por ser um humano comete erros diariamente em situações por ele dominadas. Em poucas palavras se a iuna vacila o capoeira também vacila.
 O toque de berimbau iuna e conhecido pela grande maioria dos capoeiristas como um toque de regional, porém Waldeloir do rego em seu ensaio etnográfico da capoeira angola, classifica os toque de berimbau como gerais e particulares. Gerais pois é utilizado tanto na capoeira Angola como na regional e nas diversas escolas ele classifica como toques gerais, ngola, são bento pequeno, são bento grande, cavalaria, iuna e Banguela, porem o toque de são bento grande tocado pelo mestre bimba é diferente do são bento grande tocado pelas diferentes escolas da capoeira angola, e o toque de banguela tocado na capoeira regional, também difere do toque benguela tocado na capoeira contemporânea, existindo assim uma diferenciação também nos toques gerais. Particulares são os toques que apresentam o ritmo em escolas ou mestres de capoeira.
Mestre bimba gravou dois documentos com a execução do toque, o curta vadiação em 1954 e o vinil denominado curso de capoeira regional, onde a base do toque é a ave macho chamando a ave fêmea. Segundo ele a iuna e o samango toque originário do mestre canjiquinha são os únicos que na sua execução original não utiliza o DIN. Fazer a variação DAN DIN DAN DIN DAN, retira a originalidade do toque.
A Iúna é invenção de Bimba?
Como dito anteriormente por Rego (1968), a Iuna é classificado como um toque geral, onde entre a angola e regional, os nomes podem parecer iguais mas o corpo do toque é diferenciado. O toque de iuna diferenciado ao toque de Bimba é registrado somente apartir da década de 70 e entra na classificação dos toques particulares de determinadas academias e mestres.
A iuna aparece no vinil Berimbau e capoeira do mestre Vava BA 1988, como iuna verdadeira no vinil capoeira raiz  do mestre Joel 1993 SP, por mestre curió entre outros.
Dos grandes documentos visto até hoje sobre a capoeira é o abc da capoeira escrito por mestre Noronha e la na lista de toques não é mencionado o toque de iuna e nem na lista de toque e jogos elaborados por carneiro em (1937) aparece, no entanto a mior aparição do toque se da através de mestre Bimba. O único vestigo do toque entre os angoleiros que tem quase a base do mestre bimba é no disco gravado por mestre Traira reconhecido como o bom de berimbau, fez parte da bateria de mestre Waldemar outro grnde tocador. Segundo Bonates (1999), se mestre Bimba inventou o toque de iuna influenciado pelo toque de viola ou se veio da capoeira angola pra regional não temos base solidas. Sendo que tanto o toque de viola como o do berimbau não tem aparição com o canto da ave, porem se o mesmo tiver inventado é de se notar que influenciou os angoleiros e se não inventou ele reviveu, conservou e deu destaque ao toque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário