segunda-feira, 22 de abril de 2013

História do Atabaque



SOBRE ATABAQUES:


Rum, Rum¬pi e o Lê. O Rum é o atabaque maior, o Rumpi seria o segundo ataba¬que maior, tendo como importância responder ao atabaque Rum, e o Lê seria o terceiro atabaque que acompanha o Rumpi. O Rum também é usado para dobrar ou repicar o toque para que não fique um toque repetitivo. 


Existem também outros tipos de componentes que se usam junto com os ataba¬ques, como por exemplo, o agogô, chocalho, triângulo, pandeiro, etc. 


O tambor mais antigo foi en¬contrado em uma escavação de 6.000 anos A.C. Os primeiros tambores provavelmente consistiam em um pedaço de tronco de árvore oco. Es¬tes troncos eram cobertos nas bor¬das com peles de alguns répteis, e eram percutidos com as mãos, depois foram usadas peles mais resistentes e apareceram as primeiras baquetas. O tambor com duas peles veio mais tarde, assim como a variedade de tamanho.

De origem africana, o atabaque é usado em quase todos os rituais afro-brasileiros, típico do Candomblé e da Umbanda e de outros estilos relacio¬nados e influenciados pela tradição africana a exemplo da própria Capoeira. 

Na década de trinta do século XX, Mestre Bimba houvera abolido o atabaque da Capoeira Regional, face representar o Candomblé na Bahia, cuja classe dominadora da época, entendia ser uma religião profana, portanto, discriminada e de difícil aceitação pela burguesia.

Um comentário: